terça-feira, 27 de março de 2012

Pense na morte para você refletir sobre a vida.

Pegue papel e caneta (ou celular, notebook, tablet) e comece a anotar, em tópicos os detalhes de seu próprio funeral. Que tipo de caixão você gostaria de ter? Com que roupa estaria vestido? Vai ser enterrado ou cremado? Quem não pode faltar ao enterro? Quem é dispensável e quem não deveria aparecer de forma alguma? Que tipo de discurso ou cerimônia combinaria mais com você?
Lembre-se pensar no próprio funeral nos lembra que morreremos um dia. Assim, passamos a valorizar cada instante e a vivê-lo intensamente, afinal, pode ser o último. Se não recordamos sempre disso, nos deixamos levar pela vida, quando deveríamos ter controle sobre ela.
É verdade, pensar na morte nos faz viver melhor, com objetivos mais claros. Serve para reavaliar o rumo que damos a nossa existência e nos ajuda a identificar erros que cometemos, principalmente no relacionamento com pessoas importantes para nós. Por exemplo, se você morresse hoje, seu enterro seria parecido com o seu ideal? Se a resposta for sim, você estar conduzindo sua vida na direção certa. Se for não, talvez seja hora de se reconciliar com aquele amigo ou familiar que hoje não participaria de sua derradeira despedida.
Nunca podemos esquecer disso:
Pensar em nosso fim, nos dar a oportunidade de mudar o que estar errado enquanto ainda é tempo. Deveria ter uma reflexão diária. Não algo deprimente. Quando sabemos que temos prazo de validade, deixaríamos de ser tão prepotente, orgulhoso, vaidoso, diminuiria de pensar em tanta coisa material, agente nunca viu um enterro com um carro de mudança atrás, né verdade?
Agente só levar o que foi plantado de bom aqui, nossa benfeitorias.

O mundo em 20 minutos

Sente-se em um sofá e imagine o seguinte o mundo acabou de surgir e vai desaparecer em exatos 20 minutos. Admire sua existência, como se fosse uma lâmpada se apagando lentamente. Você vai sentir um profundo terror. E vai perceber a inutilidade de fazer planos demais para o futuro.

O que vale é viver o presente intensamente.




segunda-feira, 19 de março de 2012

Ame a vida, não desista nunca.


Quando sentir que estar tudo perdido, que não existe mais solução, pense:  Quantos momentos infelizes, ruins e conturbados você já passou e que naquele momento você achava que não dava mais e hoje você já superou e tudo passou, porque tudo passa, principalmente as coisas ruins, tudo tem solução, não seja tão fatalista.
Não queira que seus problemas sejam o maior da humanidade, reflita, seja paciente e tolerante, olhe pra trás, veja quantos irmãos estão em pior situação que a sua, graças a DEUS que você ainda estar conseguindo ler essa mensagem, quantos perderam a visão e não tem hoje essa oportunidade, quantos não tem condições psicológicas e financeiras para ver esse texto, porque estão passando fome, em estado de calamidade. Quantos estão sem perspectiva de futuro, sem sonho e sem esperança, porque não tem emprego, moradia, nem força para lutar. Quantos estão no leito de um hospital a espera da morte! se isso ainda lhe parece pouco, então:
Quantos não têm DEUS no coração.
Reflita e der a volta por cima, lembre-se de que a vida é passageira, não vale a pena sofrer a toa, você não merece isso, ame a vida, não desista nunca.
Quando sentir que a vida não tem mais interesse e tudo parece difícil e sem saída, não se desespere, reflita e fale pra você mesmo:
(Qual a importância que isso terar daqui a um ano), depois se revigore, busque novas energias, sorria, fale com gente de alto astral, vá à igreja ou leia a Bíblia, tome uma cerveja sem compromisso, não se culpe de nada, vá à praia. Assista a um bom filme, se ache uma pessoa importante, porém humilde, diga pra alguém que você pode, deve e vai conseguir, vibre com as pequenas vitórias, faça planos a curto, médio e longo prazo, vale a pena acreditar no sonho, porque somos guiados por ele. Se, por acaso, no meio do caminho o sonho não se realizar, tem nada não, acorde e planeje novamente a tempo! Sempre vale a pena recomeçar, sonhe de novo que, com certeza, irar acordar e despertar para uma nova etapa da vida, mas compreenda que você é a sua criação, devemos construir sonhos dentro da nossa realidade, factível de alcançar, porque, se viver na ilusão, os sonhos nunca vão se realizar, simplesmente porque estão baseados em ilusões e fantasias.
Não vamos querer comprar um pacote de vida pronta, é preciso entender que a vida tem dois lados, o bem e o mal, direito e o esquerdo, preto e branco, frio e quente etc.
Se refletirmos com a razão, iremos perceber que situações desesperadoras não existem, o que existe são pessoas que se desesperam em determinadas situações. Devemos aprender a tirar a palavra desespero do nosso convívio. Ria, relaxe, perdoe, seja feliz, aumente seu nível de paciência.
Por isso nunca se deixe abater, lute, seja perseverante. Vá em frente, amanhã o sol nasce de novo e será outro dia para mais uma batalha, porque você estar vivo, a vida é uma coisa tão grande que o resto se torna irrelevante.
Pense positivo, tudo no final dar certo; se ainda não deu, e porque ainda não chegou ao seu final, ame a vida, não desista nunca.
Entenda que a vida pode não ser a festa que gostaríamos que fosse, mas, enquanto estivermos por aqui, devemos ser e fazer os outros felizes!

Quando pensares que não és ninguém no mundo, poderás ser um mundo de alguém.

Embora ninguém possa voltar atrás e fazer um novo começo, todos podem começar agora e fazer um novo fim.

quinta-feira, 15 de março de 2012

Amizade

Nos tempos atuais, a palavra amizade é fácil de pronunciar e difícil de praticar.
O amigo pode ser seu irmão, seu pai, sua mãe, seu colega, etc. São pessoas que tem muita afinidade, respeito e dedicação recíproca.
A amizade nasce do conhecimento mútuo, seu aprendizado vem com a compreensão das diferenças vividas e deixa marca positiva que o tempo não pode apagar.
Ser amigo, na integra, é ser fiel, não ter inveja é torcer que ele consiga tudo aquilo que almeja. É estar alegre com a alegria dele.  É ser capaz de tolerar uma indisciplina.  É dizer a verdade na hora certa, mesmo sabendo que pode machucá-lo. Amizade é um casamento sem aliança. É um namoro sem beijo. É você estar ligado a uma pessoa por uma afeição recíproca, onde nos bons e maus momentos estarão juntos. É pedir sempre a DEUS que o proteja, que caminhe a passos largos rumo ao sucesso e ao progresso, em busca da alegria e da felicidade.
Ser amigo é dar sem querer nada em troca. É ter carinho e estima, é saber que por mais adversa que seja a vida, um pode contar com o outro, sem interesse financeiro e/ou material. Mas devemos ter cuidado e saber que não é porque somos amigos, de determinada pessoa, que podemos fazer tudo, existem oportunistas que se aproveitam desse grau de sentimento, para tirar proveitos pessoais,  financeiros e comerciais e se esquecem de que a primeira regra básica em uma amizade boa e sadia é o respeito e o estabelecimento de limites. É saber até aonde cada um pode chegar, é nunca achar que o privilegio e a tolerância da amizade podem extrapolar a individualidade das pessoas.

Não devemos, em nome da amizade, subestimar a sensibilidade do amigo.
Vamos fazer uma reflexão das nossas amizades e fortalecê-las, abrindo o coração para novos amigos, pois, como diz o poeta: 

"Amigo é coisa para se guardar
No lado esquerdo do peito"