segunda-feira, 2 de janeiro de 2012

Palavras não são só palavras

Quem sabe, neste ano que se inicia, possamos assumir novas compreensões e posturas, para que nossos encontros estejam impregnados pelo amor, cuidado, atenção, candura e sensibilidade. É certo que um passo importante nesta direção acontecerá com o reconhecimento de nossos erros. Para tal, será necessária a presença da humildade e do diálogo. Deveríamos antes de falar ter mais um pouco de cuidado com as palavras, pois essa machuca forte mente e tem um poder imensurável.
O fato é que através de palavras ou atitudes ferimos e, quem sabe, matamos o outro. Palavras rápidas e certeiras, promotoras de tristezas, mágoas e rupturas se eternizam nos diálogos que pretendemos estabelecer. Acusações, deboches, injúria e mentiras fornecem energia devastadora que envelhecem a alma e fazem murchar nossas relações.
As culturas e religiões antigas crêem na forca das palavras. Em algumas religiões indígenas, as palavras curam ou, ao contrario, podem matar.
Poderíamos nesse ano novo, assumir o compromisso de dialogar melhor, respeitar, mais as pessoas nas palavras. Isso teria que ser a cada dia, inclusive ou principalmente com os que pensam e agem diferentemente da gente.
A palavra é eficaz quando nasce no mais profundo do coração e precedido pela pratica de vida.


"Palavras não são só palavras"


Agora não e só a palavra que deve ser amena, nosso pensamento é o inicio de tudo, alias, o ser humano é bom na sua essência, mas o medo e a duvida embotam suas ações. Ora, se nossos pensamentos forem bons, nossa vida será luminosa, revestida de cores, de bons propósitos, e quando fomos colocar pra fora nossos pensamentos através de palavras tudo fluirá na melhor harmonia. Desta forma seremos mais irmãos uns dos outros, reconhecendo erros e partilhando boas experiências.
Ano novo é a chance para repensar a nossa vida, melhorar o relacionamento com amigos e colegas de trabalhos e oportunidade de pedir a DEUS orientação para as ações que desenvolvemos em cada dia. Refletir sobre nossas escolhas, para saber se elas nos conduzem ao bom caminho.


 “Fico triste quando alguém me ofende, mas, com certeza, eu ficaria mais triste se fosse eu o ofensor... Magoar alguém e terrível!”. Chico Xavier.

3 comentários:

William disse...

Isso mesmo Bosco, palavras quem bem soubesse, pensaria duas vezes antes de solta-las., elas tem um poder muito forte, so sabemos depois de faladas.

excelente texto para reflexão.

valeu Bosco!

Anônimo disse...

não esqueça que a sua ofensa não é de palavras,mas é de atitude,que é muito pior.

Anônimo disse...

não use palavras de chico xavier,se não tem condições,de cumprilas,