quarta-feira, 18 de julho de 2012

Como domar um ECO adolescente.


Quem de nós não convive ou conviveu com um Adolescente? Vamos dar umas dicas de como corrigir os efeitos da autoestima exagerada.

É PRECISO FRUSTRAR
O adolescente costuma pensar que todas as suas vontades devem ser cumpridas. Pensa que é o rei do mundo. Deixar que o jovem se frustre é uma forma de mostrar que ele vive num mundo onde é necessário abrir mão de certas coisas pelos outros.

A MESADA TEM LIMITES
Dar mesada é saudável, porque exige organização. A quantia não pode ser tanta que permita ao jovem não ter de fazer escolhas. Ele aprenderá a exercitar o autocontrole.

SEJA DURO  
Proibição também é prova de amor. Não abra espaço para negociação em certos assuntos. Como a escola. O jovem deve lembrar que existem regras a cumprir e limites a obedecer.

A BASE É A CONFIANÇA
Construir uma relação de confiança mútua é essencial. O adolescente deve acreditar que poderá contar com o amor de seus pais mesmo se fracassar ou tiver dificuldade.

ENSINE O DESAPEGO
Doar roupas velhas, brinquedos. Celulares ou computadores que não são mais usados reforça o contato com outras pessoas e tira o foco da atenção do próprio umbigo.

RELIGIOSIDADE
Todos os adolescentes devem ter uma visão de religiosidade, pois as atitudes e posturas perante aos seus pares ou não, deve ser sempre de respeito à vida, aos bons modos “bom dia, boa tarde, desculpa, respeito aos mais velhos, respeito ao meio ambiente”. São princípios básicos de uma boa relação interpessoal.

ACIMA DO BEM E DO MAL
Deixar bem claro e transparente que eles não estão acima do bem e do mal e pra se viver em sociedade precisa de respeito mútuo e que todos somos iguais até mesmo em nossas diferenças.

É possível combater na vida adulta os efeitos de uma criação permissiva demais.
Tem que saber que inflar a autoestima de um jovem não é o melhor caminho para o sucesso na vida adulta.

A VIAGEM
A viagem pra o mundo adulto, precisa ser acompanhado de perto, e o grande segredo pra essa travessia estar ligado a uma palavrinha mágica chamada “LIMITE”. É melhor fica amarelo no ato do que vermelho depois.
Quantos índios temos que deixar queimar, quantos acidentes de carros teremos que ver acontecer, quantos viciados em CRACK teremos que tratar????

Um comentário:

William disse...

Cada item desses são muito importantes , deveria ser mesmo dessa forma, o porém é que as pessoas só vão analisar depois de feito.