domingo, 22 de janeiro de 2012

Intolerância

Perplexo, medo, impotência, assustador, terrível, catástrofe, não tem palavras para materializar as cenas chocantes do dia 11/09/2001 da estupidez humana com a derrubada do Word Trade Center no USA, que hoje já virou história.
Quando assistimos aquelas cenas de novo, nos trazem ainda uma profunda tristeza na alma e a pergunta que não se cala: “ Como pode os seres humanos chegarem a esse nível de loucura?” Ao fundo do poço.
Esses fatos ficaram já registrados na história e demonstram que temos que mudar nosso comportamento, melhorar nossa vida interpessoal e sermos mais tolerantes e pacientes.

O que ocorreu nessa catástrofe tem nome e endereço certo.
INTOLERÂNCIA - é o nome
ALMA - endereço
Ou seja, seus algozes tiveram  êxito no que queriam: Cortar o diálogo (intolerância) e que todos sentissem a dor profunda na Alma.

Já disse o cantor:
"A sua estupidez não lhe deixa ver que eu te amo"

A frase acima demonstra como ficamos cegos quando a estupidez nos domina e se faz presente em nossas vidas. Os conflitos iniciam-se a partir dessa pratica de pensar e agir. Somos muito prepotentes em nosso modo de viver, sempre achamos que estamos com a razão, muitas vezes somos grosseiros, temos gestos de incivilidade e brutalidade, somos às vezes incapazes de compreender, discernir e julgar as outras pessoas.
Se fizermos uma análise e uma reflexão do nosso modo de viver, chegaremos à conclusão de que brigamos por futilidades, muitas coisas são ditas sem espírito, fora de propósito, falta de inteligência e de juízo.
Somos insensíveis e intolerantes com a opinião dos outros; como queremos ser respeitados se não respeitamos o próximo? Ninguém tem obrigação em concordar com nossas opiniões, o modo de pensar e intrínseco a cada pessoa, ou seja, é próprio de cada um, não podemos querer impor nossas vontades e desejos aos outros, porque assim os outros poderiam também querer fazer o mesmo. E ai nos aceitaríamos?
Quando acharmos que iremos extrapolar a situação e entrar em conflitos com outras pessoas por questões de opinião e pensamentos, temos que ter calma! Saibamos controlar nossas emoções. Conte até três, se precisar conte outra vez.

 Devemos saber lidar e exercitar a PACIÊNCIA E A TOLERÂNCIA para uma melhor convivência interpessoal, isso significa ter a disposição de admitir-nos outros modos de pensar, de agir e sentir diferentes dos nossos, respeitar nos outros as convicções sinceras, e não condenar nem reprovar aqueles que não pensam como nós.
Nunca esqueça:
Somos iguais até mesmo em nossas diferenças, portanto, é preciso compreender e saber respeitar as diferenças.
Saber lidar com a PACIÊNCIA E TOLERÃNCIA é também uma das formas de caridade e humildade. E essas são as melhores virtudes que o ser humano pode ter, conseguindo assim a paz, harmonia e uma saudável vida em sociedade.
Nunca deixe a raiva se instalar na sua mente, pois pode virar ódio e esse sentimento se torna anormal quando não vai embora e fica impedindo que nós perdoemos àquele que nos humilhou.
É preciso ler duas vezes essa frase:
O comportamento de alguém em relação a nós não pode definir nossos sentimentos. Deixar que outros decidam como vamos nos sentir é sinal de que algo vai muito mal dentro de nós.
Todos os dias derrubamos o Word Trade Center de alguém através de nossa intolerância, vamos erguer a torre e aumentar nosso nível de TOLERÂNCIA E PACIÊNCIA com as outras pessoas,
Esse é o caminho da PAZ!

Osama Bin Laden, George Bush
Que DEUS tenha compaixão de Vocês.

Um comentário:

Anônimo disse...

Ótimas análises Sr Bosco! Palavras que retratam a situação em que o mundo se encontra, mas depende de cada um fazer sua parte ;)

Isabely