quarta-feira, 25 de abril de 2012

O primeiro alimento da alma

Andei uns dias com uma tristeza e um desânimo sem razão que eu pudesse detectar, mas que me sobrevoavam como ave agourenta. Eu a mandava embora, ela depressa voltava.
Fiz uma análise meus relacionamentos: tudo bem. Saúde boa, muito trabalho, ainda dando para pagar as contas. Mas eu me sentia doente.
Fiz exames, consultas, tudo ótimo, mas me sentia doente e nunca fui hipocondríaco, o medico mandou repousar um pouco, pegar leve, eu obedeci.
Em lugar de saltar da cama antes das 7, preparar o café, tomá-lo na sala enquanto assistia ao noticiário, fiz o que brincando, chamei de vida de celebridade: ficava até mais tarde na cama. Procurei controlar minha natural ansiedade, nada de me preocupar com tudo e com todos, mais contemplativo e aos poucos melhorei.
Um dia acordei, e tinha os sintomas e a tristeza. Levei algum tempo para entender o que se passava, nos meus dias de preguiça deixei de ler os jornais e assistir aos noticiários logo de manhã.
Então retomei meu ritmo antigo bem de mansinho. Abro jornais e vejo tv perto do meio dia, pois o que vemos, lemos, ouvimos é mais de 90% deprimente, se não assustador.
Políticos altamente corruptos, o rio de lama se transforma num mar, roubo, safadeza, teias e tramas de corrupção se revelam em dimensões inimagináveis. Educação e saúde continuam em desgraça, preparam-se assim gerações de ignorantes, incompetentes e talvez descrentes.
Do outro lado, filho matando mãe e pai, jovens queimam mendigo, pessoas até comendo carne humana, meus DEUS a sociedade está realmente DOENTE. Mas é doente da ALMA.
As coisas ruins, más, deprimentes assistimos todos os dias e mais frequentemente logo cedo. Não podemos ficar alienados com a situação atual, tenho certeza que ficaria curado totalmente se quisesse me alienar de tudo, mas isso não posso: sou um habitante deste planeta e deste pais, e quero que tudo de bom ainda possa florescer por estas bandas.
Mas, fazendo higienização nas minhas manhas eu me sinto muito melhor. Pois o que se lê ou vê não deveria ser o primeiro alimento da alma.
Deveríamos sempre trocar isso, pelo um bom dia, rezar o pai nosso, abrir uma página da bíblia, comer desfrutando o café da manha! Pensar em coisas positivas, fazer planos, sair pra trabalhar com alegria e com muita satisfação.
Pois é!
Precisamos saber que nosso corpo precisa de alimentos pra se fortalecer, mais nossa alma necessita de ser alimentado com coisas boas, nos fortalecer pra encarar as coisas ruins.
Se não fizermos dessa forma, talvez ficaremos um DOENTE TERMINAL DA ALMA igual a uma grande maioria das pessoas.

Nenhum comentário: