domingo, 2 de outubro de 2011

EU NÃO SABIA, MAIS ERA MEU ÚLTIMO DIA DE VIDA


Já se ouvia o cantar dos pássaros, o galo dava seus primeiros sinais de vida, era o dia nascendo de novo, o sol já estava brilhando dando vida ao dia, acordei como de rotina às 5 h, da manhã, parecia um dia lindo, eu não sabia, mais era meu último dia de vida.
Pensei em fazer minha caminhada matinal, mais estava com preguiça, e fiquei mais um pouco na cama, pensando na vida e verificando quantas atribuições e compromissos a fazer durante o dia, precisava mais de tempo; é como se 24 h, fosse insuficiente para resolver todas as coisas; deixei a preguiça de lado e levantei.
O café da manhã farto, estava posto na mesa com todos os nutrientes necessários para ter mais energia e dá disposição ao dia que iniciava, mais infelizmente não dava tempo de desfrutar dessa refeição, sair as pressas, engoli o café e partir, a obrigação me chamava, me vestir rapidamente, nem lembrei que naquele dia iria estrear uma roupa  nova, mais não dava tempo de passar a ferro, peguei qualquer uma e vestir, sair tão rápido que nem dei bom dia ao vizinho que estava ao meu lado no estacionamento. Entrei no carro, liguei o som de forma automática, queria relaxar um pouco, na verdade nem prestei a atenção na melodia da música que cantava assim:
“Eu fico com a pureza da resposta das crianças é bonita é bonita e é bonita, viver e não ter a vergonha de ser feliz cantar e cantar na beleza de ser um eterno aprendiz...”

No caminho fui ultrapassado por outro carro e fiquei enfurecido e estressado, xinguei o motorista e falei mal da mãe dele, o dia mal começava e já estava com tolerância zero, depois notei que meu carro estava com problema mecânico, por isso estava farrapando, mais só iria levar para o mecânico depois de arrumar um tempinho, mais mesmo assim cheguei na empresa.

     Entrei como um raio nem dei bom dia aos funcionários, já estava com um cliente ao celular e passei despercebido, logo em seguida foi que eu percebi que um bom dia dado com sentimento do coração no início do dia, levanta o astral e espalha paz ao ambiente e cria uma excelente energia, aí pensei! Amanhã tenho todo tempo do mundo para dar bom dia e seguir trabalhando.

      As 10:00 h da manhã quando levantei da cadeira para ir ao banheiro, sentir uma tontura e a cabeça começou a girar, pensei que fosse minha labirintite de novo se manifestando, voltei a minha sala para me recompor, respirei fundo e me restabeleci do mal estar, precisava colocar meus exames e minhas taxas em dias pensei outra vez: para o mês irei me consultar. O telefone toca, do outro lado minha mãe carinhosa como sempre, me cobrando uma visita, me chamando para jantar, a muito tempo eu não ia a sua casa, agradeci com muita ternura e marquei para próxima semana, minha agenda estava lotada, não tinha tempo para esse compromisso, fiquei um pouco triste, mais logo esqueci e fui atender a um novo cliente.
     Bateu a hora do almoço e um amigo me chamou para almoçarmos juntos, queria aproveitar e colocar os assuntos em dia, a muito tempo que nós não conversávamos, deixei para outro dia pois o tempo era corrido, pedir para minha funcionária trazer um lanche rápido para não parar o trabalho.
A tarde vai caindo e nem me dei conta da hora, muito a fazer, despachos, telefonemas, saldo em banco, duplicatas e fornecedores etc, quando já era  18:00h parei; pensei ir a igreja, pois fazia tempo que eu não assistia uma missa, mais não dava, precisava colocar aquelas tarefas pendentes em dias, pedi desculpas a Deus e me concentrei nas tarefas, iria ficar até mais tarde, nesse corre-corre nem água lembrei de beber, nem lembrei que o ser humano precisa alimentar-se de comida para sustentar o corpo e necessita alimentar-se de fé para fortalecer o espírito e a alma, e essa energia só encontramos se buscamos Deus em nosso dia-a-dia.


Já passava das 20:00h, estava sozinho no escritório, os funcionários já tinham saído, quando de repente sinto uma dor no peito e um mal estar toma conta de mim, as luzes do escritório que eram brilhantes, começaram a ficar cinzas, minhas pernas já não sustentava o corpo, a dor aumentava no peito, sentir que a coisa era grave, a dor fica insuportável, um túnel cheio de luz apareceu na minha frente  sentia que era o final da minha existência, e naquele instante um fleche apareceu a minha frente, como se fosse um filme na câmara lenta, refletir o dia que passei e na vida que levava, no café da manhã que eu não desfrutei, da minha caminhada prazerosa que não fiz, do meu vizinho camarada que nem um bom dia eu dei, me arrependi da atitude errada no trânsito, meus funcionários que nem olhei pra eles direito, nunca mais terei tempo de jantar com minha querida mãe, não iria mais ter oportunidade de ir a igreja, pedir perdão a Deus e renovar a minha fé, nem usar aquela roupa nova que tanto queria, vir que as coisas mais simples não iria mais fazer.

Queria mais uma chance de poder consertar tudo, desfrutar das pequenas coisas que eu não prestava atenção, nem valorizava, e que naquele instante eram enormes, o arrependimento me tomava a alma, a dor de não ter feito as coisas simples e prazerosa era imensurável, o remoço tomava conta de mim, naquele momento sentir que eu olhava o mundo pelo lado contrário, e via que a maior perda da vida e o que morre dentro de nós enquanto vivemos, bens materiais tem seu peso na vida, mas nunca podem ser acima do carinho, do respeito, da amizade, do amor e da paz de espírito.

Sempre achava um absurdo muito grande em desperdiçar energia elétrica, água e principalmente dinheiro, só nesse exato momento foi que eu sentir que o pior de todos os desperdícios é o da vida, estava convencido que deveria ter valorizado todos os momentos e principalmente os momentos de felicidade, a vida não tem retroativo, me vi totalmente pelo avesso, tudo parou...

Só nessa hora foi que percebi que o vencer na vida, tinha uma conotação muito mais além do que imaginava. Vencer na vida no aspecto material como ter dinheiro, carros, imóveis, graduações são vitórias importantes na vida, mas fugazes, que logo passarão.
As verdadeiras vitórias são pra sempre são aquelas de cunho interior e espiritual que mexe dentro da alma e pra conquistarmos este triunfo temos que exercitar e ser muito perseverante para não sermos prepotentes, orgulhosos, invejosos, ciumentos e vaidosos.
Em contrapartida temos que exercitarmos muito mais ainda a humildade, compreensão, tolerância e a caridade para sermos pessoas do bem.
Essas vitórias são legados que agente deixa pra quem fica e leva também para a eternidade.

Queria, queria refazer tudo de novo mais infelizmente não dava mais tempo e o final estava se aproximando, a morte batia na minha porta, que desespero! Que conflito! Pedi a Deus mais uma chance de poder urgente rever minhas prioridades e por minha sorte o despertador toca, abro os olhos,  acordo e fico refletindo e pensando na vida e um profundo silêncio falou mais alto na minha consciência, aí entendi que não devemos só curtir o sol, devemos também apreciar a lua, e não viver só a calmaria, aproveitar também a tempestade e viver a todos os momentos com muita alegria, como se fosse o último. Temos que tatuar em nossos corações que cada dia é o melhor do ano.                         
     A qualquer momento poderá acontecer o inesperado, pois a surpresa vem quando menos esperamos, fiquei convencido mais do que nunca, devemos levar a vida de forma amistosa e  prazerosa. Todos os dias agradeço a “Deus” o presente que ele me dá em estar vivo, e retribuo me obrigando  a ser feliz e alegre e ser uma pessoa do bem.
      Sabemos que nossa vida não é uma sucessão de coincidência ou de acasos. Nossa vida é a simples conseqüência de nós mesmo!
       

"Embora ninguém possa voltar atrás e fazer um novo começo, qualquer um pode começar agora e fazer um novo fim."
"Chico Xavier"



"Ontem foi embora, amanhã não veio, temos somente hoje, comecemos."
"Madre Teresa de Calcutá"



Epitáfio  -  Titãs
Composição:  Sérgio Britto


Devia ter amado mais
Ter chorado mais                                                                           
Ter visto o sol nascer
Devia ter arriscado mais
E até errado mais
Ter feito o que eu queria fazer...

Queria ter aceitado
As pessoas como elas são
Cada um sabe a alegria
E a dor que traz no coração...

O acaso vai me proteger
Enquanto eu andar distraído
O acaso vai me proteger
Enquanto eu andar...

Devia ter complicado menos
Trabalhado menos
Ter visto o sol se pôr
Devia ter me importado menos
Com problemas pequenos
Ter morrido de amor...

Queria ter aceitado
A vida como ela é
A cada um cabe alegrias
E a tristeza que vier...

O acaso vai me proteger
Enquanto eu andar distraído
O acaso vai me proteger
Enquanto eu andar...(2x)

Devia ter complicado menos
Trabalhado menos
Ter visto o sol se pôr...

4 comentários:

Aldineide Rios disse...

Parabéns Bosco, não tem nada melhor do que o tempo para ensinar e compartilhar esses ensinamentos, NÃO TEM PREÇO!

Sucesso!

Serei fiel seguidora do BLOG

William disse...

Bosco Parabéns, muito bom saber que agora podemos contar com este auto-ajuda, afinal, quem nunca parou e se perguntou: e agora o que fazer, ou até mesmo se perguntar, será que estou fazendo certo as minhas atitudes?, este auto ajuda mostra realmente isso, onde podemos melhorar e em que erramos constantemente.
Parabéns por este Blog., vamos com certeza nos deparar com vários Arquivos fantásticos e de fácil entendimento. Valeu!!!!!
Este Blog Já Virou Sucesso !!!!!!!!!!!!!!!!!!!
Abraços
William

fernandomorenno@gmail.com disse...

Vc tá certo! Reconhecer o problema, encara-lo de frente e ser humilde , é um grande passo para a suluçaõ e uma boa aprendizagem.

Luana Ribeiro disse...

Muito bom ter essas mensagens edificantes no nosso dia-a-dia. Desejo muito sucesso a este blog que com certeza ajudará a melhorar a vida de muitas pessoas, Parabéns!