quinta-feira, 6 de outubro de 2011

A sabedoria de aprender

Uma das perguntas mais freqüentes que alguém faz a si mesmo é: Porque estou enfrentando este problema? Infelizmente, a maioria das pessoas encontra a resposta do modo errado: culpando o outro. A culpa e do chefe, do companheiro, dos pais, do empregado.

Mas o outro nunca e a razão de seus problemas. Se você não aprender com a dificuldade, vai repeti-la ao infinito. Vai trocar de emprego, de companheiro, de emprega dos, mas, quando perceber, trocou as pessoas e o problema continua o mesmo, e se repete.
Nunca esqueça, os problemas são oportunidades de aprendizado e, quando perdemos essa lição, toda dor que sentimos se torna inútil.


Lembre-se: para todo problema existe solução. Alias, essa e uma boa definição: problema e um acontecimento que vem sempre acompanhado de solução. Quando você não tiver uma solução, será necessário definir qual e o problema.


Por exemplo. Você descobre que não tem dinheiro para pagar as contas. Esta bem, não ter dinheiro e um problema, principalmente se os credores estão lhe cobrando e os juros, aumentando. A solução de certo se inicia com o corte de gastos, continua com uma negociação com os credores e alguma ação para ganhar mais dinheiro. No final extraiu-se um aprendizado de uma situação que parecia ter apenas, um lado negativo.


Perceba tudo o que você pode aprender em uma situação assim:
-aprender a gastar de acordo com seus rendimentos;
-aprender a ser humilde para negociar com os credores;
-aprender a ganhar mais.


Reflita:
A solução sempre existe! E, na maior parte das vezes, a pessoa sabe qual e, o difícil e ter a coragem de pó-la em pratica. Nunca perca a oportunidade aprender com uma dificuldade. Aprender em geral e destruir uma visão e construir uma nova perspectiva.

7 comentários:

William disse...

Muito Legal

ja ultrapassou os 1000 acessos hein

Parabéns Bosco

Abraços

conceição disse...

Boa noite, kk até que fim acertei entrar kkkk. muito bom, parabens!!

sucessooooo!!!

ERICA TENORIO disse...

SEU BOSCO MUITO OBRIGADA PELO PAI Q VC É.

SUCESSO!!, E PODE SEMPRE COMIGO PARA QUE A JBA SEJA SEMPRE ESSA EMPRESA MARAVILHOSA.
BJOS

ÉRICA TENÓRIO
CAMARAGIBE

Anônimo disse...

Meu pai sempre diz um ditado , e que se pensar direitinho E certo: "Se o jovem soubesse e o velho pudesse, o mundo seria diferente".

Se o jovem soubesse o que? , levar a vida com mais seriedade, mais cautela, mais economia, soubesse viver melhor a vida, etc.

Se o velho pudesse o que? Voltar ao passado com a experiência que ele, para viver tudo de novo com mais sabedoria e experiencia.

Mas, temos sim que apreender com as dificuldades que a vida nos oferece, devido a nossas atitudes.

Abraços

Rafael Araujo disse...

Muito bom seu Bosco, o senhor como sempre além de um empresario brilhante é um escritor que deixa marcas de renovação nas pessoas com seus textos!

polly,polly disse...

parabéns seu bosco daca vez qque venho visitar seu blog me torno um pouco mais sabia .
é verdade eu ja tinha plena cociencia que é com as dificuledades que aprendemos e que deus nunca nos da uma cruz que nao posssamos carregar...
como diz o ditado todos querem o topo da montanha ams esquecem que todo a prendizado se consegue qd se esta escalando.
bjs sues bosco ,sucesso e tudo d bom para o senhor

Anônimo disse...

Parabens chefeee
muito bom...
Só Sucesso