quarta-feira, 15 de fevereiro de 2012

Felicidade...

 De forma involuntária, vivemos como se fossemos viver para sempre, deveríamos estar convencidos de que a vida é um estado momentâneo, que devemos ser alegres e felizes, agora, hoje, neste minuto, pois não podemos predeterminar a felicidade, como por exemplo:
Só vou ser feliz depois de amanhã ou daqui a um ano, ou quando arrumar um emprego, passar no vestibular, ganhar na loteria, etc. E se por acaso não der tempo? Tudo na vida precisa de aprendizado e de ser exercitado. Um médico só é médico se exercitar seus conceitos e treinamentos. Um jogador de futebol só será jogador se treinar.  Então, ser feliz precisa também de um aprendizado.
Devemos valorizar as pequenas coisas que passam despercebidas por nós e infelizmente só damos valor quando perdemos. Vamos, a partir de hoje, mudar de postura perante a vida. Que tal, quando acordarmos, dizermos: hoje vai ser um dia maravilhoso! Cumprimentar nosso vizinho através de um bom dia, dizer aos nossos pais que os amamos muito, beijar nossos filhos ou irmãos. Vamos sorrir no nosso trabalho, ser amigo dos nossos inimigos e deixar as velhas intrigas de lado, fazer tudo com amor. Pense: a vida deve ser vivida com sorriso no rosto e principalmente no coração. Lembre-se a felicidade é um estado de espírito, vamos praticá-la já, agora, porque amanhã pode ser tarde; e se não der tempo?
Muitas vezes dizemos: “Eu era feliz e não sabia”. Isso ocorre porque banalizamos os momentos de felicidade. Quando, ao contrário, deveríamos valorizar e viver com mais intensidade esses momentos, para não ficarmos repetindo esta frase no futuro, a felicidade existe porque existe a infelicidade, e o bem e o mal, conhecendo bem as diferenças, podemos trilhar o caminho correto. Devemos ter vontade e prazer em viver; por mais adversidades e reveses que a vida possa ter, temos que demonstrar muita perseverança e levar a vida de forma amistosa.
Não vamos cobrar muito de nós, sempre colocar metas factíveis de serem alcançadas e cumpridas, não metas pessoais que extrapolam nossa capacidade. Não se desespere, veja que tudo tem solução, depende da ótica que estamos vendo o problema, sempre damos maior dimensão e aumentamos os problemas. Nunca podemos esquecer que cada dia tem seu mal, portanto, a preocupação significa que estamos nos ocupando com coisas que não aconteceram, ou seja, antecipando o problema e sofrendo até a data do acontecimento. Se prestássemos bem atenção, o problema tenderia sempre ser menor do que nós imaginamos e criamos na cabeça, quando houver problemas de sentimentos, tente, de forma racional, entende-los; nesses casos, use mais a razão, porque quando usamos o coração, existe a possibilidade muito grande de nos machucarmos. Evite tomar decisões movidas pela paixão.
Nunca esqueça:
Seremos sempre o que sonhamos e desejamos. A cada fracasso, a vida nos ensina algo que necessitamos aprender. Tudo na vida precisa de iniciativa e aprendizado. Todos os caminhos tem ida e volta.
Se estamos no caminho da infelicidade, sempre há tempo. Volte e comece de novo. Acredite. Exercite a felicidade. Seja alegre, abra um sorriso que com certeza você vai conseguir.
A primeira coisa a mudar vai ser o brilho dos seus olhos. Os olhos são as janelas da alma, por onde entra e sai a felicidade.

Sonhe como se fosse viver para sempre; viva como se fosse morrer hoje.

Nenhum comentário: