domingo, 12 de fevereiro de 2012

Qualidade da morte. "Reflexão profunda"

Morre-se de medo de falar da morte - um paradoxo, embora inevitável, e despeito do número de idosos em franco crescimento, a morte é negada, escondida e silenciada.
Há muito esforço para melhorar a qualidade de vida, mas a QUALIDADE DA MORTE? Porque todos ignoram a demanda social por boa morte?
Não estou falando de eutanásia, alias quem é cristão não podem concordar com ela, porque só a DEUS pertence a retirada da vida.
Entenda a diferença entre EUTANÁSIA E ORTOTANÁSIA.
Eutanásia - é abreviar a vida de paciente incurável terminal ou não, a seu pedido, usando, por exemplo, uma medicação.
Ortotanásia - é suspender tratamento inútil de paciente sem chance de cura, desligando, por exemplo, um aparelho que mantém a vida artificialmente.
Acho que o momento da morte requer não uma medicina de intervenção, mas de cuidado com a dor, com a alimentação, com higiene, com a pele sensível e com locomoção, infelizmente não somos educado para a morte.
Uma boa morte tem como alicerce o controle do físico, da dor, da falta de ar, dos problemas intestinais e da fadiga.
Podemos nos preparar para a morte como para uma viagem: se nos preparemos com antecedência, teremos chance de lembrar tudo que queremos levar: o que você quer leva?
Quando eu for, Não quero ir com raiva, insatisfação ou arrependimento, nem apego. Quero ir como um pássaro que levanta vôo do topo da montanha, sem ninguém segurando meus pés, nenhuma carga nas costas. Quero ir como um espírito livre.
Reflita sobre essa situação:
Bem, estou a passar uma situação muito dura, pois não estou conseguindo lidar com ela, meu pai encontra-se na UTI, mantido vivo já há oito dias, ele sofreu um infarto teve uma parada cardíaca e respiratória, os médicos fizeram de tudo para trazê-lo de volta, a questão e que o coração estar com 95% das veias entupidas, na hora de entubar ele vomitou e aspirou para o pulmão, e foi necessário fazer uma ressuscitação, ele se escondeu na hora do infarto e demorou 4hs, para ser socorrido, devido à demora seu pulmão ficou cheio de fluido porcorio e sangue proveniente do infarto avançado, então e mantido vivo por aparelhos, pois seu pulmão não consegue funcionar involuntariamente, seu coração não bate sozinho, só a poder de drogas e aparelhos.
Após estes fatos, no segundo dia teve outro infarto segundo os próprios médicos, e mais outro, eu pergunto?
Ele não e seu corpo não tem o direito de morrer, seguindo o ciclo natural na vida.
Hoje ele se encontra inconsciente, entubado, com sondas no nariz, no reto, na uretra e nas veias.
Como uma manta de gelo que cobre todo seu corpo há aproximadamente 72 hs, esta com bolhas no corpo queimada pelo gelo, não tem ação para nada muito menos involuntária. Também estar com infecção febre altíssima, eu não estou conseguindo ir vê-lo, pois sei que não estar querendo estar ali e quer descansar em paz, ter uma morte com dignidade.

 





 
O que dizer desta situação???  eu não sei!

Um comentário:

William disse...

Bosco, também não sei o que dizer , diante desta situação terrível, mas, Só Deus sabe o dia e a hora que devemos partir para seu encontro.